terça-feira, 19 de junho de 2012

EB1 de Alcanena: visita de estudo à fábrica de curtumes "Marsipel 3"

            No dia 7 de fevereiro de 2012 os alunos do quarto ano (turmas H e I) da escola EB1 de Alcanena deslocaram-se à fábrica de curtumes “Marsipel 3 “, no autocarro da Câmara Municipal.
            Quem nos recebeu foi o Eng.º João Paulo. Era ele que nos ia guiar durante toda a nossa visita.
            Começámos por ver algumas peles ainda com sal mas, próximas de uma máquina que servia para lhes eliminar esse mesmo sal. Depois, as peles passavam pelo “flon” para lhes abrir os poros e retirar os pelos e ainda, pela máquina de escorrer. Depois vão para outra máquina que lhes extrai alguma gordura que ainda se encontre na pele do animal. Nessa mesma máquina são colocados químicos, entre eles, o crómio, que dá a cor azul à pele e, que chamamos de “at blue”.
            De seguida a pele vai secar e é nesta fase que é escolhida e separada por defeitos. A partir daí é feita a “desgarra” da pele, ou seja, aparar as pontas defeituosas.
            A pele passa para a fase onde a voltam a molhar, colocando-a depois na prensa, para esticar e eliminar algumas imperfeições.
            Também vimos uns senhores que estavam a pregar a pele para que ela ficasse bem esticada.

Passámos à fase do tingimento, que é dar cor à pele. Esta é a parte mais delicada pois é preciso dar a cor certa.
A pele ao fim deste percurso fica quase pronta mas, se o cliente quiser poderá ainda passar pela máquina de plastificar e o seu aspeto final já é outro.
Por fim fomos ao setor da expedição. Aí, a pele é medida numa máquina própria, que mede em pés se a pele for utilizada para o fabrico de calçado. Mas, se for para estofos é vendida ao metro quadrado.
O engenheiro João disse-nos que as peles mais utilizadas na fábrica são de gado bovino, cavalar ou búfalo.
Para além da “Marsipel 3” existem ainda mais quatro fábricas com o mesmo nome em Alcanena, uma em Felgueiras, outra em Paços de Ferreira, Oliveira de Azeméis e duas em Espanha.
A “Marsipel” exporta para o Brasil, França, Polónia e Marrocos. Porém, importa peles em “at blue” do Brasil”.
Todos nós adorámos a visita a esta fábrica pois estava integrada no projeto da nossa turma “Conhecermos a indústria mais influente da nossa localidade”.

EB1 de Alcanena
Os alunos das turmas H e I do 4.º ano

Sem comentários:

Enviar um comentário