sexta-feira, 30 de março de 2012

EB1 de Monsanto: "Quando for grande quero ser..."

Este período na EB1 de Monsanto iniciámos o projeto “Quando for grande quero ser…”  

No âmbito deste projeto, já vieram à escola vários familiares e membros da comunidade escolar apresentar a sua profissão ou uma ocupação que consideraram interessante. Tivemos oportunidade de receber um serralheiro, um engenheiro civil, um técnico de curtumes, uma professora, uma cozinheira, uma avó que veio apresentar a renda de bilros e um pai que nos veio falar de paleontologia. Foi no seguimento deste projeto que visitámos o Monumento Natural das Pegadas dos Dinossáurios da Serra de Aire, visto ter sido o pai de uma das alunas, o Sr. João Carvalho, que descobriu as pegadas dos dinossáurios na jazida da pedreira do Galinha em 1994.

O Sr. João mostrou-nos um esquema sobre a formação da Terra e o aparecimento e evolução das espécies ao longo dos tempos. Mostrou-nos também alguns fósseis de animais e plantas que viveram há milhões de anos atrás e falou-nos sobre a sua grande descoberta.

            No dia seguinte, fomos visitar o Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios de Serra de Aire. Quando chegámos, vimos um pequeno documentário sobre a passagem dos dinossáurios pela Terra e sobre aquele monumento natural. Depois iniciámos a nossa caminhada e tivemos o privilégio de ter como guia o Sr. João Carvalho.

Ao longo do percurso, observámos muitas pegadas de dinossáurios e vimos o maior trilho de dinossáurios saurópodes do mundo. Aprendemos que os saurópodes eram animais herbívoros de grande porte, podendo chegar aos 30 metros de comprimento e 70 toneladas de peso.



Com este projeto também já aprendemos como se faz o papel, fizemos salame, trabalhámos com vários tipos de peles, elaborámos a planta de uma casa e aprendemos a fazer renda de bilros. Constatámos que o mais importante é que através desta partilha de saberes apercebemo-nos da importância de todas as profissões.
  Estamos a aprender com muita diversão!

Sem comentários:

Enviar um comentário