quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

JI/EB1 de Monsanto: Semana Divertida

Na semana de 13 a 17 de fevereiro de 2012, as turmas do JI e da EB1 de Monsanto realizaram várias atividades no âmbito da “Semana Divertida”. Destacamos aqui algumas das atividades: “Festa do Laço”, “Festa do Pijama”, ”Dia do Morcego” e “Desfile de Carnaval”.

Para a “Festa do Laço”, no Jardim de Infância, recorreu-se à criatividade familiar para a elaboração de um laço ou mais, partilhando assim o espírito e brincadeira carnavalesca. O principal objetivo era a colaboração dos pais na vida escolar.

Na “Festa do Pijama”, na EB1, vieram todos bem quentinhos, traziam pijamas, robes e pantufas. Contaram histórias, cantaram canções e viram vídeos bem divertidos.

O “Dia do Morcego” surgiu no âmbito das comemorações do Ano do Morcego. Neste dia as crianças do JI apresentaram os trabalhos elaborados no Jardim com materiais reciclados e os alunos da EB1 apresentaram os morceguinhos feitos em casa com a ajuda dos seus familiares, apareceram verdadeiras obras primas.

A semana terminou com o “Desfile de Carnaval”. Pelas ruas de Monsanto, as crianças espalharam alegria e animação.

Foi uma semana mesmo divertida!

Click to play this Smilebox slideshow

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

EB1 de Alcanena - Hora do Conto



No mês de fevereiro o Carnaval chegou à Hora do Conto, na Biblioteca Escolar da EB1 de Alcanena. Descobrimos a Lenda do Arlequim e com ela pequenas curiosidades relacionadas com a origem do Carnaval. Através de imagens conhecemos diferentes formas de comemorar esta efeméride, visitando alguns locais emblemáticos do nosso país como Torres Vedras, Pondence e os seus caretos, Madeira, Ovar... e  também Veneza e Brasil!
Relacionadas com este tema foram desenvolvidas diversas atividades de expressão plástica e língua portuguesa, adaptadas aos diferentes anos de escolaridade.

As coordenadoras dos Departamentos: Pré-Escolar e 1º Ciclo

Click to play this Smilebox slideshow

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

EB1 de Alcanena: Projeto Heróis da Fruta


Entre 3 de janeiro e 10 de fevereiro, decorre na escola do primeiro ciclo de Alcanena, o projeto: «Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável, 2011/2012».
Os alunos do 2.º ano, turmas C e D, participam no projeto realizando as atividades obrigatórias e algumas facultativas.
Estes alunos e as suas professoras estão a colaborar com a Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI). O objetivo é que as crianças aprendam a valorizar a importância de comer fruta diariamente e que esse hábito permaneça.
Os alunos, durante a semana, comem fruta variada e também motivam os colegas das outras turmas fazendo atividades diversas. Essas atividades são: prova de frutas, de sumos e de batidos.