sábado, 23 de abril de 2011

JI de Vila Moreira - Festa dos Avós

No dia 1 de Abril fizemos, no Jardim de Infância, a festa dos Avós. Convidámo-los a virem passar a tarde connosco e foi muito divertido. Fizeram pinturas, desenhos, massa de cores, plasticina, jogos… A Avó da Susana contou-nos a história do “Lobo e dos Sete Cabritinhos”, que nós ouvimos com muita atenção. No fim, beberam um chá e comeram bolinhos que nós tínhamos confeccionado.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

JI de Covão do Coelho - Origamis para o Japão

Olá amiguinhos!
Os meninos do Jardim de Infância do Covão do Coelho aderiram à campanha DoSomething.

- E o que é isso?

Esta é uma organização que pretende apoiar o povo do Japão que sofreu um forte sismo. Este provocou um terrível tsunami que destruiu tudo perto da costa: casas, escolas, fábricas centros de saúde… tudo.

A arquitecta Carolina Fontes veio ao nosso Jardim e explicou-nos que por cada origami de garças recebido, a Fundação Bezos doará 2 dólares para a reconstrução do Japão, em colaboração com a Architecture for Humanity.
Explicou-nos ainda que as garças são aves sagradas na cultura Japonesa. Depois ensinou-nos a fazer o origami da garça.
É um bocadinho difícil, mas os meninos mais crescidos já conseguem fazer as dobragens e vejam como ficaram giras!


segunda-feira, 4 de abril de 2011

E.B. 1 de Bugalhos - Visita de Estudo à Kidzania


No dia dezoito de Março, os nossos pais vieram trazer-nos à escola mais cedo que o normal.
Quando o autocarro chegou, partimos para irmos visitar a Kidzania na Amadora. Na área de serviço de Aveiras parámos para lanchar e brincámos um bocadinho no parque infantil. Depois voltámos para o autocarro e continuámos a nossa viagem.
Quando chegámos ao Centro Comercial Dolce Vista Tejo deixámos as lancheiras e casacos no autocarro e subimos as escadas de acesso à Kidzania.
À entrada da Kidzania fizémos uma fila. Uma senhora colocou-nos uma pulseira no pulso e entrámos no aeroporto atrás da nossa professora.
De repente, descobrimos que era noite na cidade das crianças e os edifícios estavam todos iluminados. Cada turma tirou uma fotografia de grupo, despediu-se da professora e todos os meninos foram ao Banco trocar o seu cheque por Kidzos. Então, separámo-nos dos nossos amigos e cada um foi fazer as actividades que quis.
Havia muitas instituições, serviços sociais e estabelecimentos comerciais onde podíamos ir trabalhar e ganhar dinheiro para participarmos em novas actividades.
Nesta cidade tivémos muitas profissões: bombeiro, pedreiro, piloto de Karting, cozinheiro, pintor, carteiro, polícia… e aprendemos muitas coisas! Na discoteca, dançámos, cantámos e divertimo-nos muito.
No final das actividades tirámos as pulseiras e regressámos ao autocarro. Depois do lanche voltámos para a nossa escola onde os nossos pais nos aguardavam.
Nós gostámos muito da nossa visita à Kidzania.
Trabalho de grupo

JI de Monsanto - Actividade de "Leitura em vai e vem"

No âmbito do PNL, ao ler e trabalhar os livros da primeira mochila e em conversa com as crianças, surgiu a ideia de  fazer uma nova história dos quatro livros.  Cada uma disse a sua  frase tentando sempre dar continuidade e sequência à história.
Para ilustrar  e podermos divulgar este trabalho de grupo, necessitávamos de barro, tinta, pincéis e uma caixa.
Aproveitámos a caixa das fotografias escolares e começámos a trabalhar.
Como assinatura fizemos carimbagem com as mãos e algumas crianças escreveram os nomes.
Trabalho de Grupo